
Diretora executiva da empresa FrogAsia, Lou Yeoh,
observa concentração dos alunos ao realizar as tarefas
Foto de Júlio Bastos
Santo André, 27 de agosto de 2015 - Os estudantes da Emeief Demercindo da Costa Brandão, no Camilópolis, receberam, nesta quinta-feira (27), a visita de uma delegação vinda da Malásia, país localizado no sudeste asiático. O grupo, de quatro pessoas, era formado por representantes da empresa malaia FrogAsia, responsável por conectar à internet todas as escolas do país. O grupo participou do encontro internacional Transformar 2015, sobre novas práticas educativas, realizado em São Paulo, nesta terça-feira, e acrescentou a sua agenda a visita à unidade para ter contato, na prática, com o programa Khan Academy, uma plataforma voltada para o ensino de matemática pela internet, cujo conteúdo foi traduzido pela Fundação Lemann.
Em Santo André, a Khan Academy é utilizada neste ano por cerca de 11 mil alunos, dos 3º, 4° e 5° anos de 47 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de um total de 51 unidades da rede educacional de ensino. No laboratório de informática, sob a supervisão do Monitor de Inclusão Digital, os estudantes acessam o site que oferece diversas atividades e vídeos baseados em raciocínio matemático. Os acertos resultam em pontos que fazem com que as crianças avancem no aprendizado e também no jogo. “As atividades são diferentes para cada criança de acordo com a forma que ela vai avançando nos desafios matemáticos, respeitando o ritmo de cada um”, explicou o responsável da Khan Academy pela formação de professores em Santo André, Itamar Sena.
Todos os assistentes pedagógicos passam por formação mensalmente para a utilização da Khan Academy, o que possibilita a integração dos conteúdos dados em sala de aula e o fortalecimento dos temas no laboratório de informática. Os professores têm acesso a um relatório que aponta os avanços e as dificuldades de cada aluno, o que traz mais elementos para o replanejamento das aulas. “ O Khan Academy me ajuda a entender melhor as lições que eu tenho dificuldade de aprender na sala de aula”, contou o aluno William Gonçalves da Silva de 10 anos. “ E é muito mais divertido aprender desta maneira”, completa Luana Paulino da Silva, também de 10 anos.
Além de todo o reforço possibilitado pela plataforma no ensino de matemática, o Khan Academy colabora para o exercício da concentração, melhora da atenção e autonomia das crianças, segundo coordenadora de educação, tecnologias e inclusão digital. Santo André faz uso da plataforma Khan Academy deste o final de 2012.
“Estou encantada como eles estão atentos e engajados na resolução dos exercícios. Nos dias de hoje, é uma tarefa árdua manter a atenção das crianças em sala de aula em qualquer lugar do mundo, seja aqui ou na Malasya”, disse a diretora executiva da Frog Ásia, Lou Yeoh. Na Malásia, explicou Lou, as escolas estão conectadas mas os professores têm de criar seus próprios conteúdos. Por isso o interesse no Khan Academy e nas escolas de Santo André que têm indicadores muito positivos.
A FrogAsia é um braço da empresa malaia YTL, e foi responsável por conectar todas as escolas daquele país.
Em Santo André, a Khan Academy é utilizada neste ano por cerca de 11 mil alunos, dos 3º, 4° e 5° anos de 47 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de um total de 51 unidades da rede educacional de ensino. No laboratório de informática, sob a supervisão do Monitor de Inclusão Digital, os estudantes acessam o site que oferece diversas atividades e vídeos baseados em raciocínio matemático. Os acertos resultam em pontos que fazem com que as crianças avancem no aprendizado e também no jogo. “As atividades são diferentes para cada criança de acordo com a forma que ela vai avançando nos desafios matemáticos, respeitando o ritmo de cada um”, explicou o responsável da Khan Academy pela formação de professores em Santo André, Itamar Sena.
Todos os assistentes pedagógicos passam por formação mensalmente para a utilização da Khan Academy, o que possibilita a integração dos conteúdos dados em sala de aula e o fortalecimento dos temas no laboratório de informática. Os professores têm acesso a um relatório que aponta os avanços e as dificuldades de cada aluno, o que traz mais elementos para o replanejamento das aulas. “ O Khan Academy me ajuda a entender melhor as lições que eu tenho dificuldade de aprender na sala de aula”, contou o aluno William Gonçalves da Silva de 10 anos. “ E é muito mais divertido aprender desta maneira”, completa Luana Paulino da Silva, também de 10 anos.
Além de todo o reforço possibilitado pela plataforma no ensino de matemática, o Khan Academy colabora para o exercício da concentração, melhora da atenção e autonomia das crianças, segundo coordenadora de educação, tecnologias e inclusão digital. Santo André faz uso da plataforma Khan Academy deste o final de 2012.
“Estou encantada como eles estão atentos e engajados na resolução dos exercícios. Nos dias de hoje, é uma tarefa árdua manter a atenção das crianças em sala de aula em qualquer lugar do mundo, seja aqui ou na Malasya”, disse a diretora executiva da Frog Ásia, Lou Yeoh. Na Malásia, explicou Lou, as escolas estão conectadas mas os professores têm de criar seus próprios conteúdos. Por isso o interesse no Khan Academy e nas escolas de Santo André que têm indicadores muito positivos.
A FrogAsia é um braço da empresa malaia YTL, e foi responsável por conectar todas as escolas daquele país.
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