quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Escola municipal de Santo André recebe visita de comitiva da Malásia

Diretora executiva da empresa FrogAsia, Lou Yeoh, observa concentração dos alunos ao realizar as tarefas
Diretora executiva da empresa FrogAsia, Lou Yeoh, 
observa concentração dos alunos ao realizar as tarefas
Foto de Júlio Bastos

     Santo André, 27 de agosto de 2015 - Os estudantes da Emeief Demercindo da Costa Brandão, no Camilópolis, receberam, nesta quinta-feira (27), a visita de uma delegação vinda da Malásia, país localizado no sudeste asiático. O grupo, de quatro pessoas, era formado por representantes da empresa malaia FrogAsia, responsável por conectar à internet todas as escolas do país. O grupo participou do encontro internacional Transformar 2015, sobre novas práticas educativas, realizado em São Paulo, nesta terça-feira, e acrescentou a sua agenda a visita à unidade para ter contato, na prática, com o programa Khan Academy, uma plataforma voltada para o ensino de matemática pela internet, cujo conteúdo foi traduzido pela Fundação Lemann.

     Em Santo André, a Khan Academy é utilizada neste ano por cerca de 11 mil alunos, dos 3º, 4° e 5° anos de 47 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de um total de 51 unidades da rede educacional de ensino. No laboratório de informática, sob a supervisão do Monitor de Inclusão Digital, os estudantes acessam o site que oferece diversas atividades e vídeos baseados em raciocínio matemático. Os acertos resultam em pontos que fazem com que as crianças avancem no aprendizado e também no jogo. “As atividades são diferentes para cada criança de acordo com a forma que ela vai avançando nos desafios matemáticos, respeitando o ritmo de cada um”, explicou o responsável da Khan Academy pela formação de professores em Santo André, Itamar Sena.

      Todos os assistentes pedagógicos passam por formação mensalmente para a utilização da Khan Academy, o que possibilita a integração dos conteúdos dados em sala de aula e o fortalecimento dos temas no laboratório de informática. Os professores têm acesso a um relatório que aponta os avanços e as dificuldades de cada aluno, o que traz mais elementos para o replanejamento das aulas. “ O Khan Academy me ajuda a entender melhor as lições que eu tenho dificuldade de aprender na sala de aula”, contou o aluno William Gonçalves da Silva de 10 anos. “ E é muito mais divertido aprender desta maneira”, completa Luana Paulino da Silva, também de 10 anos.

Além de todo o reforço possibilitado pela plataforma no ensino de matemática, o Khan Academy colabora para o exercício da concentração, melhora da atenção e autonomia das crianças, segundo coordenadora de educação, tecnologias e inclusão digital. Santo André faz uso da plataforma Khan Academy deste o final de 2012.

“Estou encantada como eles estão atentos e engajados na resolução dos exercícios. Nos dias de hoje, é uma tarefa árdua manter a atenção das crianças em sala de aula em qualquer lugar do mundo, seja aqui ou na Malasya”, disse a diretora executiva da Frog Ásia, Lou Yeoh. Na Malásia, explicou Lou, as escolas estão conectadas mas os professores têm de criar seus próprios conteúdos. Por isso o interesse no Khan Academy e nas escolas de Santo André que têm indicadores muito positivos.

A FrogAsia é um braço da empresa malaia YTL, e foi responsável por conectar todas as escolas daquele país.
Ver matéria completa aqui.

Educação, Tecnologia e Inclusão Digital
Prefeitura de Santo André

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