Este foi o tema da formação dirigida pelas Educadoras Vania Selarin e Elza Lopes.
Foi uma atividade bem envolvente pois os MIDs, ou a maioria deles, trouxeram fotos de sua infância e com ela se construiu uma volta ao lar, volta os tempos de criança, lembranças e saudades e inevitavelmente um sorriso no rosto.
E com esta percepção as educadoras conduziram as orientações de como lidar com as crianças no ambiente de trabalho deles - na escola. Mostraram uma nova concepção de ensino e isso foi incrível, veja um pouco do muito que nos trouxeram, abaixo:
Educação infantil: novas concepções e olhares...
Durante
muito
tempo, a educação
das crianças
pequenas
foi
considerada
responsabilidade
das suas
famílias
ou
dos grupos
sociais
na
qual
elas
viviam.
Por
um longo
período,
não
existia
nenhuma
instituição
destinada
aos
cuidados
e a educação
dos meninos
e meninas.
Portanto,
a educação
infantil
como
nós
conhecemos
hoje,
com responsabilidade
complementar
a ação
da família
é bastante
recente.
No Âmbito Legal...
Muitas conquistas...
- Educação
da criança pequena passou a ser um direito a todas as crianças de zero a seis
anos de idade, e, a exigir uma educação de qualidade;
-A
creche e pré-escola cuida e educa, unificando o conceito de educação infantil,
sendo
esta a primeira etapa da educação básica;
-A
Legislação exige que o educador ou educadora tenha a formação específica para
atuar
na educação das crianças pequenas;
- Se
por muito tempo a Educação Infantil foi afirmada como um direito apenas da mãe
trabalhadora; atualmente, novas necessidades e perspectivas foram agregada:
garantir o
direito de todas as famílias – defendendo o direito de toda criança
à educação e a uma
infância de qualidade.
Importante
Refletir...
(...)
a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas
estabelecidas
entre o sujeito e meio. As teorias sociointeracionistas
concebem, portanto, o
desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois
as crianças não são
passivas, meras receptoras das informações que estão a sua
volta. Através do contato
com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente,
bem como através da
interação com a sensibilidade e autoestima, o raciocínio, o
pensamento e a linguagem
.(FELIPE,
2001, p. 27)
Quer o arquivo completo que as Educadoras fizeram?
Deixe um recadinho aqui com seu e-mail, que enviamos.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E INCLUSÃO DIGITAL
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
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