terça-feira, 3 de maio de 2016

FORMAÇÃO DO DIA 18/03/2016 - A Criança Pequena e suas Linguagens...




Este foi o tema da formação dirigida pelas Educadoras Vania Selarin e Elza Lopes.

Foi uma atividade bem envolvente pois os MIDs, ou a maioria deles, trouxeram fotos de sua infância e com ela se construiu uma volta ao lar, volta os tempos de criança, lembranças e saudades e inevitavelmente um sorriso no rosto.

E com esta percepção as educadoras conduziram as orientações de como lidar com as crianças no ambiente de trabalho deles - na escola. Mostraram uma nova concepção de ensino e isso foi incrível, veja um pouco do muito que nos trouxeram, abaixo:

Educação infantil: novas concepções e olhares...

Durante muito tempo, a educação das crianças pequenas foi considerada responsabilidade 
das suas famílias ou dos grupos sociais na qual elas viviam. Por um longo período, não 
existia nenhuma instituição destinada aos cuidados e a educação dos meninos e meninas
Portanto, a educação infantil como nós conhecemos hoje, com responsabilidade 
complementar a ação da família é bastante recente.

No Âmbito Legal... Muitas conquistas...
- Educação da criança pequena passou a ser um direito a todas as crianças de zero a seis 
anos de idade, e, a exigir uma educação de qualidade;
 -A creche e pré-escola cuida e educa, unificando o conceito de educação infantil, sendo 
esta a primeira etapa da educação básica;
 -A Legislação exige que o educador ou educadora tenha a formação específica para atuar
 na educação das crianças pequenas;
 - Se por muito tempo a Educação Infantil foi afirmada como um direito apenas da mãe 
trabalhadora; atualmente, novas necessidades e perspectivas foram agregada: garantir o 
direito de todas as famílias – defendendo o direito de toda criança à educação e a uma 
infância de qualidade.
Importante Refletir...
(...) a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas
 entre o sujeito e meio. As teorias sociointeracionistas concebem, portanto, o 
desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças não são
 passivas, meras receptoras das informações que estão a sua volta. Através do contato
 com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, bem como através da 
interação com a sensibilidade e autoestima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem
 .(FELIPE, 2001, p. 27)
Quer o arquivo completo que as Educadoras fizeram?
Deixe um recadinho aqui com seu e-mail, que enviamos.

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E INCLUSÃO DIGITAL
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil









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