quarta-feira, 16 de março de 2016

Stem Brasil

STEM BRASIL mostra como ensinar 
ciências e matemática com a mão na massa
Áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem, na sigla em inglês) são cada vez mais valorizadas pela sociedade. O projeto Stem Brasil dá uma formação especial a professores, para que as disciplinas sejam abordadas de maneira mais prática.
No mundo, a valorização da grande área chamada de Stem começou na década de 1960, nos Estados Unidos, em resposta ao lançamento do satélite Sputinik pela antiga União Soviética. O governo americano precisava de gente qualificada para tomar a frente na corrida espacial - e decidiu investir na educação com o foco em ciências e tecnologia. Esse recorte foi ganhando consistência, se espalhando pela Europa e se mostrando cada dia mais necessário em um mundo tão marcado por novas tecnologias. 

Por aqui, o pontapé inicial do Stem Brasil aconteceu em 2009, com a aplicação da ideia em uma escola de Pernambuco. Depois passaram a ser 3, 21, 26, centenas de escolas. “Na época o Worldfund estava procurando por projetos que respondessem à forte demanda por profissionais das áreas científicas na América Latina. Está dando certo. Agora já estamos em sete Estados”, comemora Marcos Paim, diretor do projeto. 
A ideia do Stem Brasil é oferecer uma qualificação a professores da rede pública voltada para o uso prático dos conhecimentos teóricos das disciplinas que lecionam. Com esse novo repertório, o docente pode enriquecer suas estratégias didáticas, de forma a despertar mais facilmente o interesse dos alunos, fazê-los compreender para que servem certos conhecimentos, criar soluções para problemas de suas vidas. 
Veja a matéria completa aqui.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E INCLUSÃO DIGITAL
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...